top of page

PROJETO VOLUNTÁRIO

Atendimento psicológico a pessoas que sofreram demissão em massa.

Historicamente, o trabalho tem acompanhado o ser humano desde a antiguidade. É entendido como uma atividade racionalmente elaborada e não instintiva, como acontece com os animais em geral, pois envolve atitude proposital. Isso nos leva a entender que trabalhar é uma tarefa que exige um sentido ao cotidiano do indivíduo e sua satisfação. Ou seja, o trabalho é próprio da espécie humana (BRAVERMAN, 1987) e, para Neves et al (2018), trabalhar é um modo de a pessoa constituir sua subjetividade e sua identidade, de se perceber em sociedade, de traçar objetivos e metas futuras, podendo ser entendido como algo que, além do cunho social e comunitário, tem um sentido individual e particular de cada um.

Recortes de outono

Por acompanhar o ser humano há muito tempo, o trabalho, inevitavelmente, se altera conforme a sociedade se modifica. Sendo assim, Tolfo e colaboradores (2005) pontuam que temas como “a globalização, o processo de reestruturação produtiva, a competitividade, as mudanças nas contratualidades do trabalho” (p.1), tecnologia, diversidade, relações no trabalho, motivação, entre outros, acentuam as mudanças que a categoria do trabalho vem sofrendo. Fidelis e Mendonça (2021) acrescentam que os atuais problemas sociais, políticos e econômicos se destacam como geradores de instabilidades no mundo do trabalho. Logo, é de se esperar que tantas mudanças afetem o emocional dos indivíduos, ainda mais se tais mudanças vierem acompanhadas de um desligamento da empresa.

Embora cada indivíduo enfrente sua demissão de maneiras diferentes e de acordo com sua experiência de vida, é sabido que o desemprego é sentido como uma perda, vivendo-se um momento de luto.

"O desemprego pode aparecer associado a problemas físicos e psicológicos".

É um período que pode gerar frustrações, desânimos, constrangimentos diante familiares e amigos, além das dificuldades financeiras (BARROS; MOREIRA, 2015 apud FIDELIS; MENDONÇA, 2021). Somando-se a isso, o desemprego pode aparecer associado a problemas físicos e psicológicos, como o aumento do consumo de álcool, doenças cardíacas, depressão, ansiedade e baixa auto-estima (FIDELIS; MENDONÇA, 2021), o que pode ser agravado quando a demissão vem sem justa causa e de forma completamente inesperada.

Quarto Estilo Boho

Diante deste cenário estressante e de desgaste físico e emocional, nem todo trabalhador desligado possui a força necessária para encarar e enfrentar sua demissão, sendo crucial o suporte de um profissional da Psicologia que auxilie a lidar com seus conflitos internos e fortalecer sua autoestima e autoconfiança enquanto profissional.

Assim, através do atendimento psicológico individual voluntário, por meio da Psicoterapia Breve online, a pessoas que passaram por demissão em massa, pretende-se:

 

  • Proporcionar espaço de escuta e acolhimento de suas dores emocionais;

  • Possibilitar o autoconhecimento;

  • Fortalecer a autoestima e autoconfiança;

  • Lidar com conflitos internos e encontrar soluções para os mesmos;

  • Desenvolver habilidades sociais;

  • Aumentar a capacidade de lidar com frustrações;

  • Promover a resiliência;

  • Fortalecer as perspectivas para o futuro.

 

Agende uma conversa comigo. Marque uma consulta. Compartilhe para aqueles podem se beneficiar. Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental.

REFERÊNCIAS

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos editora, 1987.

 

FIDELIS, A., MENDONÇA, H. Bem-estar de pessoas desempregadas: relações com valor do trabalho e tempo de desemprego. Estudos de Psicologia, 2021, 38. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/estpsi/a/knqy4wN3GHhkdnRyw7qRWgJ/?lang=en>. Acesso em: jan. 2023.


NEVES, D. R. et al. Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodicals Eletronic Library. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 318-330, 2018.

TELEFONE CELULAR

+55 11 973 640 837

 

REDES SOCIAIS

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
bottom of page