top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

A IMPORTÂNCIA DO ABRAÇO

Atualizado: 12 de nov. de 2021

“Um abraço sincero, carinhoso, humilde, traz muitos benefícios à pessoa que o recebe e àquela que oferece. Um simples gesto que ampara, que apoia, que acalma”.

Olá, meu caro leitor.


Amanhã comemoramos o dia do abraço.


E como é bom um abraço, não é mesmo?


Abraço transmite consolo, conforto, paz, empatia. É da natureza humana relacionar-se com outras pessoas, e, desde o nascimento, o indivíduo recebe o acolhimento nos braços dos pais / responsáveis. O bebê irá se entender enquanto sujeito a partir do toque materno e interação com outras pessoas do seu meio, distinguindo-se como um outro, um ser diferente da mãe. Por isso o abraço torna-se, no início da vida de todo indivíduo, algo prescindível para seu desenvolvimento saudável. Além disso, o abraço é uma forma de expressão não-verbal que fala, por si só, de sentimentos (MARCÃO, 2013), demonstrando carinho, proteção, acolhimento, amor, cuidado.


Cientificamente falando, Marcão (2013) e Rodrigues (2013) destacam estudos realizados na Áustria, Inglaterra e Estados Unidos que indicam que um abraço dado / recebido por uma pessoa próxima (amigos, familiares ou parceiro) pode liberar hormônios como a oxitocina, a dopamina e endorfinas. Isso quer dizer que um abraço pode promover:

  1. A redução do estresse, do medo e da ansiedade;

  2. O bem-estar;

  3. A melhora da memória;

  4. O relaxamento do corpo;

  5. A diminuição do ritmo cardíaco e da pressão arterial;

  6. A sensação de prazer.

É importante destacar que o abraço mencionado nestes estudos são aqueles com pessoas próximas, do contato social íntimo do sujeito. Se o contrário acontecer, isto é, se estranhos ou desconhecidos se abraçam, os níveis de estresse podem aumentar, dependendo de pessoa para pessoa (MARCÃO, 2013). De encontro a isso, a psicóloga Marisa de Abreu Alves, em seu blog, responde a essa estranheza e incômodo que pode ser gerado quando o abraço acolhedor é dado por alguém fora do nosso círculo íntimo, dizendo exatamente isso: “o prazer do abraço vem da intimidade que temos com esta pessoa” (pg. 4).


Existem, obviamente, circunstâncias nas quais uma pessoa abraça outra desconhecida. Situações de muita euforia, de grande comoção ou tragédias são exemplos em que pessoas estranhas umas às outras se abraçam devido o momento. Nesses casos, o abraço funciona como apoio e conforto para um evento em comum. Se você está num estádio e seu time ganha o campeonato, você irá abraçar pessoas desconhecidas, porque a situação de alegria, empolgação e comemoração te leva a isso; se, porém, você presencia um evento trágico, abraçar a pessoa vítima ajuda no amparo momentâneo, dividindo um sofrimento que é geral. Porém, os estudos citados acima indicam que o abraço prazeroso, que realmente gera conforto, é aquele oferecido por pessoas mais próximas. Em casos trágicos, receber o abraço de uma pessoa que você conheça funciona como um porto-seguro, um amparo importantíssimo e necessário para o momento difícil e delicado.


Desta maneira, não tenha medo ou vergonha de abraçar ou pedir um abraço de alguém que lhe é querido; não tenha receio de oferecer abraço a um desconhecido que esteja num momento de sofrimento. Abraçar está, cientificamente, comprovado que promove bem-estar, calma e relaxamento. Um abraço sincero, carinhoso, humilde traz muitos benefícios à pessoa que o recebe e àquela que oferece. Um simples gesto que ampara, que apoia, que acalma.


Um forte abraço e até a próxima.

 

REFERÊNCIAS

MARCÃO, M. Abraço, o todo poderoso. 2013. Disponível em: <https://www.oficinadepsicologia.com/abraco-o-todo-poderoso/>. Acesso em: 21 mai. 2019.

RODRIGUES, A. O poder de um abraço. 2013. Disponível em: <https://serunico.wordpress.com/2013/12/27/o-poder-de-um-abraco/>. Acesso em: 21 mai. 2019.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

5 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page