top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

ANIMAIS FOFOS E O BEM QUE NOS FAZEM

Atualizado: 15 de ago. de 2021

"Toda essa sensação boa e agradável que afeta diretamente o psicológico do ser humano e os pontos positivos na saúde física têm uma explicação hormonal".


SIIIIIIIIIIIIIM!!!


Aquilo que já nos dava alegria, prazer e tranquilidade agora tem sua confirmação científica: assistir vídeo de animais fofos podem contribuir para nossa saúde!

O estudo conduzido por uma universidade do Reino Unido indica que há conexões entre assistir vídeo de animais fofinhos e a redução do estresse e da ansiedade, além da diminuição, também, da pressão arterial e frequência cardíaca.


A doutora Andrea Utley montou vídeos de 30 minutos com cenas de bichinhos adoráveis e encantadores — gatinhos, cachorrinhos, filhotes e o quokka, uma espécie australiana considerada como o animal mais feliz do mundo –, e o apresentou aos participantes da pesquisa. Foram 19 participantes no total, sendo 15 estudantes e 4 funcionários, todos da universidade. O estudo foi conduzido a partir de sessões, que foram agendadas num período estressante em qualquer universidade: provas de final de ano. Os resultados obtidos demonstraram reduções importantes na pressão arterial, na frequência cardíaca, ansiedade e, consequentemente, no estresse. Além disso, as imagens em movimento — ou seja, vídeos — dão resultado muito mais alto quando comparadas com imagens estáticas.


Não apenas assistir vídeos fofos de animais tem seus benefícios. Ter um bicho de estimação em casa também tem suas vantagens para a saúde do ser humano. Isso porque animais de estimação auxiliam:

  1. Na redução de problemas cardíacos;

  2. Como complemento no tratamento de pessoas com problemas psiquiátricos (depressão e ansiedade, por exemplo);

  3. A ameniza a solidão;

  4. Na superação da perda de um ente querido;

  5. No aumento a autoestima;

  6. Como incentivo a atividades regulares.

Toda essa sensação boa e agradável que afeta diretamente o psicológico do ser humano e os pontos positivos na saúde física têm uma explicação hormonal. É como explica o site Viva Bem:


Os especialistas explicam que, quando em contato com os bichos, o ser humano ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções mais instintivas. Ocorre, assim, a liberação das endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar, melhora da autoestima, entre outros.

Como visto, o contato com animais ou vê-lo por meio de vídeos são favoráveis para nossa saúde física e mental. Não é de se surpreender, portanto, que, durante os primeiros meses da pandemia do novo Coronavírus, tenha havido um aumento nas adoções de animais de estimação. Por isso, deixarei um vídeo para apaziguar os ânimos.

 

REFERÊNCIAS

BAGLIERE, J. Estudo indica que ver vídeo de animais fofos faz bem para a saúde. 2020. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/09/27/estudo-indica-que-ver-videos-de-animais-fofos-faz-bem-para-saude>. Acesso em: out. 2020. S.A. Por que ter um bicho de estimação faz bem para a saúde? Ciência explica. 2019. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/12/14/por-que-ter-um-bicho-de-estimacao-faz-bem-para-a-saude-ciencia-explica.htm?next=0001H1187U11N>. Acesso em: out. 2020.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

2 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page