"O ano não será melhor se continuarmos com pensamentos ultrapassados e limitantes".
![Fogos de artifício estourando sob uma cidade noturna.](https://static.wixstatic.com/media/11062b_19af0acb2ce94c7eb123f41a1cf5fa51~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/11062b_19af0acb2ce94c7eb123f41a1cf5fa51~mv2.jpg)
De fato, 2021 entrou com muitas expectativas, depois de um 2020 atípico e estressante. Porém, o ano não será melhor se continuarmos com pensamentos ultrapassados e limitantes. Por essa razão, trouxe algumas ideias para que seu ano novo possa ser melhor do que o anterior.
Você não foi, necessariamente, mais feliz quando mais jovem
Muitas vezes, algumas pessoas tendem a lembrar de coisas passadas com muito mais prazer e saudosismo, crentes de que foram mais felizes lá atrás do que são no momento presente. Entretanto, um estudo recém publicado na revista Social Psychological and Personality Science indica que o otimismo tende a aumentar gradualmente com o passar dos anos a partir das experiências positivas e negativas do indivíduo — além de demonstrar o quão benéfico é o otimismo na vida física e mental das pessoas. Sendo assim, ao invés de voltar sua atenção para o envelhecimento e perdas que o novo ano pode trazer, é preciso mudar o pensamento: "serei mais feliz neste novo ano do que fui no ano anterior".
Evite comparar-se aos outros
Você deve ter visto e ouvido muitos psicólogos e outros profissionais dizerem isso, mas nunca é demais reforçar: comparar-se a outras pessoas pode ser extremamente prejudicial para sua saúde, principalmente a saúde mental. Isso porque quando se compara a outra pessoas, inevitavelmente, foca-se naquilo que não se tem ou que não é, e esquece-se de valorizar o que já possui.
Não há nada de errado em se comparar a alguém, afinal, como seres sociais, os humanos necessitam, muitas vezes, de parâmetros para sentirem-se pertencentes ao grupo. Entretanto, a gravidade está quando esta comparação deprecia, anula, ignora e desrespeita quem você é, ou quem o outro é.
Sim! Comparações altamente negativas podem ser prejudiciais para você ou para a outra pessoa, por isso é preciso ter atenção às comparações que não fazem sentido e alienam.
Comprometimento é a palavra-chave de qualquer relacionamento
A cientista Samantha Joel e sua equipe descobriram que o compromisso pode ser mais valoroso do que a frequência da relação sexual, a paixão e o afeto para a qualidade de um relacionamento. Isso pode se ampliar, também, para relacionamentos no trabalho, amigos e meio familiar. Assim, qualquer que seja o tipo de relacionamento, o compromisso para com o outro parece ser muito apreciado.
Esteja em meio a boas companhias
Conhece aquela dica: afaste-se de pessoas tóxicas? Pois é, ela faz todo o sentido quando você percebe estar num relacionamento que te anula — seja um relacionamento amoroso, amizades ou trabalho.
Uma boa dose de autoconhecimento pode auxiliar a identificar quem são as pessoas que abusam de você, que te depreciam e influenciam na sua baixa autoestima. A partir do momento que você se conhece, sabe o que quer e quem é, afastar-se de indivíduos tóxicos se torna muito mais fácil e menos doloroso.
Procure por pessoas que partilhem dos mesmos gostos que o seu, ou que, ao menos, respeite suas diferenças; que permitem e aceitam você como você é; que alimentem um companheirismo saudável.
Defina as metas certas
Toda virada de ano, muitas pessoas estabelecem metas. No entanto, apenas estabelecer metas não é suficiente: é preciso estabelecer as metas certas. Isso significa dizer que as metas que se desejam alcançar devem estar de acordo com os valores, talentos, interesses e necessidades do indivíduo. Ou seja, devem ser objetivos com satisfações intrínsecas.
Experimente o seguinte: classifique, em uma escala de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente), o quão bem cada um dos cinco motivos a seguir explica porque você deseja atingir os objetivos que deseja.
Porque outra pessoa quer que eu faça isso, ou porque vou receber algo de alguém se o fizer.
Porque eu me sentiria com vergonha se não o fizesse.
Porque eu realmente acredito que é uma meta importante.
Pela diversão e prazer que o objetivo me proporcionará.
Porque representa quem eu sou e reflete o que mais valorizo na vida.
Se suas respostas foram mais fortes para as questões 3, 4 e 5, significa que suas metas têm motivações intrínsecas e estão mais contundentes com seu desejo interior, isto é, estão de acordo com o que você é e almeja. Por outro lado, se as questões 1 e 2 dizem mais sobre seus objetivos, há grande chance de você desistir, pois as motivações são externas e não correspondem, necessariamente, ao seu desejo pessoal interno.
Pratique a gratidão
Uma prática que gosto de indicar aos meus clientes e trabalhar com eles em atendimento é a lista diária de gratidão: listar, ao menos, três coisas do dia pelos quais se agradece. É olhar para sua vida e observar o quanto de alegrias, conquistas e vitórias se teve.
Por mais que tenhamos tido um dia ruim — ou, neste caso, um ano de 2020 caótico — não significa que será assim para sempre. Traga à tona suas gratidões e pratique diariamente esta reflexão. Isto alivia a dor e te proporciona esperança e motivações para o novo dia — ou o novo ano — que se inicia.
E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.
Vamos, juntos, compartilhar saúde mental!
Comments