top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

COMO A REALIDADE NOS AFETA

Atualizado: 8 de ago. de 2021

“Nossa mente e nossos sentido criam distorções mentais. Nós interpretamos cada situação segundo os nossos desejos, crenças, expectativas e intenções”.
 

Oi, meu querido leitor.


Você já parou para pensar em quantas pessoas existem em nosso belo planeta azul? Em uma pesquisa rápida no Google, você descobrirá que estamos beirando os 8 bilhões!!!


Sim! Somos quase 8 bilhões de indivíduos espalhados pelos quatro cantos do mundo! Agora, imagina que cada ser humano tem suas próprias percepções, suas próprias realidades individuais. São quase 8 bilhões de realidades diferentes. Mas, o que é realidade então, já que existem tantas assim?


Falar sobre realidade é extremamente complexo, ainda que pareça simples. Para este artigo, irei me centrar nas realidades externa e interna do ser humano para pontuar como nossas percepções errôneas podem interferir significativamente em nossas vivências. Sendo assim, realidade pode ser entendida como “uma circunstância externa à percepção humana e que é independente dela” (CONCEITOS, para. 1). A interação do homem com esta realidade é feita a partir de seus sentidos, experiências, pensamentos e percepções. Então, a interação do ser humano com esta realidade externa é, na verdade, gerida por estas percepções individuais (MARAVILHOSA, 2017), o que nos leva a pensar que, se cada um de nós interage com a realidade de uma maneira particular, temos realidades distintas um do outro, ou seja, internas, para interagir com aquela que é externa. Isso justifica meu apontamento inicial de que existem quase 8 bilhões de realidades, porque cada um de nós entende a realidade externa a partir da nossa realidade interna.


Em nosso desenvolvimento, somos influenciados a todo momento pela realidade interna – ou o modo de lidar e entender o mundo – das pessoas que nos educam ou que estão em nosso entorno, fazendo contato conosco. A partir disto, nós próprios desenvolvemos uma maneira particular de entender o mundo externo e criamos nossa própria realidade interna, que não irá condizer 100% com a realidade em si, aquela realidade externa ao ser humano. Isso porque nossas vivências, nossas experiências, nossos sentidos e pensamentos irão guiar nosso entendimento num caminho que nem sempre condiz com a realidade.


Por vezes, interpretamos a realidade externa de um modo errado devido aos nossos pensamentos. Estes pensamentos acabam se padronizando através de nossas vivências, e caímos no hábito de não refletir e pensar racionalmente, nos deixando levar pela emoção e pensamentos irracionais. Sendo assim, “nossa mente e nossos sentidos criam distorções mentais. Nós interpretamos cada situação segundo os nossos desejos, crenças, expectativas e intenções” (MARAVILHOSA, 2016, para. 1). Isto é, são nossas interpretações que, muitas vezes, nos causam sofrimento ao invés da situação em si. Alguns destes pensamentos irracionais, também chamados de erros cognitivos, citados no site Liberty Counselling, podem ser:

  1. Filtro mental: você se concentra em um aspecto negativo para formular julgamento. “Porque a minha sobremesa não deu certo, o jantar foi medíocre”;

  2. Magnificação e minimização: você julga a si mesmo, os outros e o mundo ao seu redor enfatizando o negativo e reduzindo ou ignorando o valor de elementos positivos. “Conseguir uma promoção é o que se espera de alguém da minha idade, já fazer o mesmo trabalho há anos denota incompetência”;

  3. Personalização: você acredita que os comportamentos negativos de outras pessoas estão relacionados a você. “Ele foi embora do bar mais cedo porque me acha chata”;

  4. Leitura mental: você acha que sabe o que se passa na mente de outras pessoas sem consultá-las. “Ela acha que eu não sou a pessoa certa para liderar a equipe”;

  5. Rotulação: você usa um termo de conotação negativa para se descrever, descrever uma situação ou outras pessoas como se fosse uma representação fiel destas, sem prova ou análise de quaisquer outras considerações. “Eu sou um idiota, ela é uma mercenária e nosso casamento é uma farsa”.

Existem outros erros cognitivos listados por Beck para a abordagem psicológica cognitivo-comportamental que podem ser assunto para um próximo artigo. Hoje, finalizo minha escrita com o esclarecimento de que nós nos deixamos levar por nossos pensamentos. É importante que, antes de tomar qualquer decisão, julgamento, acusações, etc., que possamos refletir sobre a verdade, sobre a realidade. Muitos dos nossos sofrimentos podem ser consequência dos nossos pensamentos, da nossa percepção equivocada.


Abraços e até a próxima.

 

REFERÊNCIAS

CONCEITOS. Realidade: conceito, o que é, significado. s.d. Disponível em: <https://conceitos.com/realidade/>. Acesso em 15 jul. 2019. MARAVILHOSA, A mente é. 11 Distorções mentais que amargam a nossa vida. 2016. Disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/11-distorcoes-mentais-amargam-vida/>. Acesso em: 15 jul. 2019. ______ A única forma de mudar a sua realidade é entender como você a cria. 2017. Disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/mudar-realidade-entender-como-cria/>. Acesso em 15 jul. 2019.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

5 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page