top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

DESVANTAGENS DO ISOLAMENTO

Atualizado: 12 de ago. de 2021


Neste terceiro artigo com a temática Isolamento em tempo de pandemia, vou apresentar alguns pontos que podem ser negativos quanto ao isolamento social nesta realidade que estamos vivenciando. O primeiro que destaco aqui – e talvez seja o que venha logo de início quando se pensa neste isolamento – é o abalo na economia.


É, praticamente, impossível não pensar no abalo econômico e financeiro que toda esta quarentena tem causado – e causará – no mercado mundial. Embora muitas empresas tenham dispensado seus funcionários para trabalhar remotamente, ou anteciparam algumas férias, ou terem conseguido adotar outra estratégia, sabe-se que há tantos outros serviços que não podem parar ou não têm condições de adotar algumas destas e/ou outras estratégias, como muitos microempreendedores.


Nos noticiários, vêem-se alguns casos de pessoas que conseguiram adaptar seus negócios a esta nova realidade, mas há uma grande parcela destes pequenos empreendedores que não dispõem de saídas criativas, não por falta de criatividade, mas porque seu negócio não tem abertura para isto. Entretanto, alguns meios de comunicação, como a rádio Band News FM de São Paulo, têm tentado auxiliar alguns destes pequenos empresários, divulgando seus serviços. No caso da rádio paulistana, são divulgados, principalmente, serviços de entrega domiciliar, tornando-se uma tentativa bastante válida para quem precisa tanto vender quanto comprar.


E, já que mencionei os meios de comunicação, o segundo ponto de desvantagem que quero destacar é o bombardeio de notícias negativas que poderão causar ainda mais angústia diante do COVID-19. A psicóloga norte-americana Melanie Greenberg (2020) levanta em seu artigo estudos que destacam o quão tóxicas as notícias dadas pela mídia podem ser para o comportamento e saúde mental dos cidadãos. Um destes estudos afirma que a exposição repetida a estas mídias pode elevar os níveis de ansiedade e estresse. Outro estudo observa que pessoas que parecem mais estressadas com a doença buscam mais e mais coberturas das mídias, aumentando sua angústia e ansiedade.


Não tem como negar a importância dos noticiários, mídias e meios de comunicação em passar conteúdos utilitários, entretanto, algumas notícias sensacionalistas podem ser psicologicamente prejudiciais do que o próprio evento em si. Somando-se a estes estudos, uma matéria do jornal Estadão traz a preocupação de profissionais da saúde mental quanto ao psicológico das pessoas nesta época tão delicada, podendo ter um impacto ainda maior do que o próprio vírus, afinal, muito se tem visto na preservação da vida, mas pouco se vê sobre os cuidados com a saúde mental.

Por fim, quero destacar uma outra desvantagem que, em meu ver, é bastante interessante de se pensar: a sensação de uma realidade surreal. Matt Simon (2020) destaca, em seu artigo, que esta sensação vem justamente quando as pessoas passam por uma situação nunca vivida antes, que desorienta o entendimento de algo, até que se encontre um padrão para aquilo. Ele exemplifica de uma maneira bem simples: imagine você estar diante de uma pintura abstrata e não consegue dizer nada sobre ela. Você se sente desconfortável e, provavelmente, ansioso. Mas, então, depois de muito olhar, seu cérebro vai procurando padrões até que, aquilo que era um caos, torna-se familiar, e você encontra um barco pintado. O mesmo acontece com esta nova realidade mundial: a doença surgiu de modo a pegar muita gente de surpresa, e então o cotidiano mudou repentinamente: pessoas estocando papel higiênico, álcool gel sumindo das prateleiras dos mercados, distanciamento de um metro entre as pessoas numa fila, e por aí vai.


Estamos vivenciando um ponto de desequilíbrio, o qual não será para sempre.

Sei que existem muitas outras desvantagens e fatos desagradáveis ligados ao isolamento nesta pandemia, mas aqui deixo apenas estes três pontos.


Tenha uma boa semana e até a próxima.

 

REFERÊNCIA


GREENBERG, M. Media exposure to COVID-19: how much is too much? 2020. Disponível em: <https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-mindful-self-express/202004/media-exposure-covid-19-how-much-is-too-much>. Acesso em: 15 abr. 2020.


SIMON, M. Why life during pandemic feels so surreal. 2020. Disponível em: <https://www.wired.com/story/why-life-during-a-pandemic-feels-so-surreal>. Acesso em: 15 abr. 2020.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

6 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page