top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

DEVANEIOS PARA UM CÉREBRO CRIATIVO

Atualizado: 15 de ago. de 2021

"Ou seja, quando se está muito ocupado, o cérebro não está, necessariamente, fazendo muita coisa".


Como você está? Tem trabalhado muito? Tem tirado momentos para relaxar e descansar? Pois no artigo de hoje, apresento as vantagens da ociosidade para nosso bem-estar.

Isso mesmo! Como estar no modo padrão pode ser benéfico para nós e nosso cérebro.


A sociedade hoje parece estar sempre agitada: trabalho, estudos, entregas, produtividade, redes sociais, notícias chocantes e sensacionalistas, mudanças climáticas, pandemia. Num cenário como este, é difícil manter nossa saúde mental, não é mesmo?


Não necessariamente!


Para muitas pessoas, estar “sem fazer nada” soa como luxo; para outras, pode ser sinônimo de preguiça. Porém, isso depende do que se faz com esse “tempo livre”.


Você já experimentou ficar sem celular, computador, televisão, etc., por alguns minutos e permitir que seu cérebro devaneie e passeie por seu mundo interior? Para alguns indivíduos, isso pode ser desesperador; para outros, pode ser uma oportunidade para a reflexão e o autoconhecimento.


Alguns estudos – entre eles o da professora e pesquisadora Mary Helen e seus colegas –, apontam que permitir-se devanear auxilia o cérebro a entrar no chamado modo padrão. A professora Mary Helen e seus colaboradores descobriram que, quando se está neste modo, adentra-se no mundo subjetivo, permitindo reflexões sobre nós mesmos e nossos julgamentos morais, além de desenvolver raciocínios, resolver problemas, ampliar o sentido do mundo externo, e aumenta a produtividade e criatividade.

O psicólogo Niguel Barber indica que, enquanto muitos de acreditam na necessidade de ser ativos e produtivos a maior parte do tempo, o cérebro funciona de maneira inversa. Ou seja, quando se está muito ocupado, o cérebro não está, necessariamente, fazendo muita coisa. Em contrapartida, quando para-se por alguns minutos ou engaja-se em alguma atividade simples como caminhar, o cérebro trabalha para a resolução de problemas. Isso porque, quando “se sonha acordado” – os chamados devaneios –, o cérebro está mais ativo e ajuda na tomada de decisão e solução de problemas. Isso significa dizer que:

Nosso cérebro trabalha melhor quando estamos fora de uma percepção consciente do problema.

Assim sendo, quando estiver muito ocupado ou não conseguindo resolver alguma demanda, procure tirar 15 minutos para fazer nada. Afaste-se de qualquer estímulo externo que possa interferir e permita-se sonhar acordado e relaxar.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

4 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page