top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

EXERCÍCIO FÍSICO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

"Você não precisa se forçar a nada: fazer amizades ou, mesmo, ir à academia ou ter aulas de ginástica, mas você só tem a ganhar se fizer".

mulheres praticando aula de dança em uma academia ou estúdio branco

Você certamente já ouviu falar que a prática de exercício físico é um importante aliado para manter a saúde do corpo e da mente. Esportes, corrida, bicicleta, caminhada, musculação, dança, tudo isso ajuda no fortalecimento corporal e mental. E quando o assunto é ajudar na saúde mental, essas atividades e práticas são de grande valia.


Atualmente, eu pratico algumas aulas de exercícios físicos e de dança na academia que frequento, e venho testemunhando os mais diversos relatos sobre como essas aulas têm auxiliado na saúde mental e emocional de cada aluna e aluno que as pratica – sem contar a melhora na minha própria disposição e alívio ao estresse.


 

Das conversas, vivências e experiências que algumas colegas da academia compartilham, posso destacar pelo menos cinco benefícios para a saúde emocional.


Foto das alunas e professora depois da aula de zumba na adademia

1 - Bem-estar

Sabe-se que a prática regular de uma atividade física provoca a liberação de hormônios como serotonina e endorfina. São eles os responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar. Mas há um bem-estar que, de alguma forma, parece transcender aos hormônios. Ele vem com uma sensação de gratidão por cada conquista e realização. Uma colega, por exemplo, compartilhou que chorou de alegria quando superou seus limites ao finalizar uma corrida. É essa sensação de vitória e superação que também embalam o bem-estar que as atividades físicas podem proporcionar.


2 - Distração

Quando se pratica um esporte ou uma aula de ginástica, é preciso destinar atenção e foco para o que se está fazendo. Muitas foram as vezes em que ouvi colegas dizendo que precisavam estar na academia para se distrair e não pensar, paulatinamente, em seus problemas. Essa é uma das estratégias para o tratamento da ansiedade: para que a pessoa não se deixe levar pelos pensamentos acelerados, é indicado que se faça alguma tarefa que requer sua atenção.


Há casos em que existe o luto. Embora seja preciso encarar a perda, também é necessário se distrair e fazer algo que lhe dê prazer, lhe cause bem-estar, para que, assim, novos horizontes possam ser vistos.


3 - Alívio

A rotina pode sim causar estresse. Manter os hábitos diários sempre engessados, cristalizados, sem possibilidade de mudanças, gera desânimo e indisposição. É por isso que existem hobbies, atividades recreativas, passatempos: para sairmos da vida rotineira.


Analisando sob esta óptica, alguns frequentadores das academias ou praticantes de esportes mantêm esta prática como válvula de escape para aliviar tensões e estresses que o dia-a-dia podem gerar.


Entretanto, é necessário observar de perto se, de fato, não existe fuga ou esquiva dos problemas diários. Assim como existem vícios que podem mascarar situações adversas, a prática excessiva de malhação pode estar encobrindo algo que o indivíduo não deseja encarar. Afinal, todo excesso esconde uma falta.


4 - Pertencimento

Quando passa-se a frequentar um espaço no qual se compartilham do mesmo esforço, da mesma atividade, mesmo ânimo, ação, tempo, surge uma sensação de pertencimento, de que se faz parte daquele espaço, grupo, pessoas. E o contrário também existe, ou seja, não apenas eu pertenço a isto, mas isto pertence a mim igualmente.


O pertencimento, aqui, não é meramente ser mais um no grupo, mas de fazer parte do grupo, de se conectar com os demais indivíduos deste grupo, de ter uma identidade social que proporciona aceitação e suporte emocional. É como a professora e psicóloga Miriam Debieux Rosa explica em seu artigo:


Foto dos alunos e professora depois da aula de funcional na academia

“Esse sentimento tem, sim, relação com a necessidade de aceitação e aprovação, mas no sentido de que ele tenha o reconhecimento de que pertence a um grupo. Então, esse reconhecimento se faz através dos mecanismos de proteção e de participação, no sentido de não se sentir vulnerável aos perigos do isolamento”.


Destaco aqui que a sensação de pertencimento ajuda a prevenir problemas mentais como ideação suicida e sentimento de solidão, além de combater depressão e ansiedade.


5 - Amizades

Enquanto seres sociáveis, é praticamente impossível para nós, seres humanos, não criar laços e vínculos com as pessoas que conhecemos ao longo da vida. No caso deste artigo, pode-se ter bons amigos nas aulas da academia. E não são amizades de dentro do prédio, mas que se estendem para fora dele.


Nas aulas que frequento, presenciei o nascimento de amizades muito bonitas e fortes. Algumas delas que, mesmo em situações difíceis e desafiadoras, as amigas estavam juntas, de mãos dadas, enfrentando as adversidades. Como negar que esse tipo de relacionamento não faz bem para o estado emocional de uma pessoa? Forma-se, assim, uma rede de apoio para todos os momentos, confidentes, suporte, sem contar as boas risadas e memórias que são criadas.


 

Eu citei apenas cinco benefícios da prática de atividades físicas para a saúde mental a partir da minha própria vivência. Contudo, esta lista pode ser ainda maior.


Você não precisa se forçar a nada: fazer amizades ou, mesmo, ir à academia ou ter aulas de ginástica, mas você só tem a ganhar se fizer. Portanto, crie o hábito de se exercitar, nem que seja sozinho, 30 minutos por dia, 3 vezes na semana. O bem que isso lhe proporciona é inegável. Só vai te ajudar. Se permita dar esse passo. Posso lhe garantir que não haverá arrependimentos.


Finalizo meu texto com a frase que uma das minhas professoras estampou em sua camiseta:

Não é peso a menos. É saúde a mais.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar saúde mental!

43 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page