Quando eu postei esta semana sobre o amor, mencionei que este não se trata unicamente do amor romântico entre casais. O sentimento do amor pode ser expressado de várias outras maneiras, como amor entre pais e filhos, entre irmãos e o amor próprio. E estas são algumas das manifestações do amor que podem ser encontradas no filme que escolhi para esta semana: Frozen – Uma aventura congelante.

A animação, dirigida por Chris Buck e Jennifer Lee, estreou em 2014 e teve um incrível impacto na sociedade em geral. O ponto chave do é que o amor central da trama não é aquele, geralmente, visto nos desenhos animados dos Estúdios Disney – amor romântico de casal –, mas entre as duas personagens principais: as irmãs Anna e Elsa.
O amor e a amizade entre elas são apresentados desde o início, e, embora o congelante poder da irmã mais velha tenha provocado certo afastamento entre elas, as duas nunca deixaram de se gostar e se amar.
Este amor intenso é expressado, especialmente, por Anna, já que Elsa se confina em seu quarto para proteger as pessoas de seu poder. Esta atitude de Elsa também é uma demonstração de amor e carinho para com aqueles que ela gosta, afinal os protege de um poder que ela mesma não consegue lidar. Esta proteção amorosa é vista por parte dos pais das jovens quando tentam proteger Anna de saber a verdade sobre a irmã, e Elsa a respeito de seu próprio poder – embora a intenção seja boa, parece não ter sido a melhor escolha a se tomar.
Além da manifestação do amor fraterno, pode-se reconhecer o amor próprio na personagem de Elsa que se constrói conforme ela aceita sua condição especial (seu poder). Acreditando ser uma ameaça para a família e demais pessoas de seu reino, a jovem se isola desde muito nova em seu quarto e reprime seu poder congelante. Com isso, ela desenvolve autoestima frágil e clara insegurança, principalmente diante as outras pessoas. No decorrer na história, Elsa entende que, não apenas o amor de sua irmã para com ela a salva, como também seu amor por si mesma.
É claro que outras expressões de amor são apresentadas na animação, mas deixo estas como destaque principal e ficam as outras para que se façam as reflexões sobre este assunto.
Abraços e bom filme.
E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.
Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!
Comments