top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

FILME: PAINTFUL SECRETS

Atualizado: 8 de ago. de 2021



A autolesão foi o tema do meu artigo desta semana. Hoje, apresento o filme Painful Secrets, dirigido por Norma Bailey, e estrelado por Kimberlee Peterson, Sean Young, Robert Wisden e Rhea Perlman.


O filme de 2000 narra a história de Dawn Cottrell, uma adolescente que tem dificuldades de se expressar verbalmente. A moça mora com os pais e o irmão mais novo. A família tem problemas internos mais profundos, que corrobora para a timidez e retraimento de Dawn: a mãe lança sua raiva em todos os membros da família, não demonstrando compreensão e sensibilidade para com a filha; o pai parece tentar ajudar, mas a uma certa distância; e o irmão é malcriado e sem respeito, ignorando completamente o sofrimento de Dawn. Fora da esfera familiar, a jovem passa por maus bocados, a começar pela escola: por ser retraída, a moça não firma vínculos de amizade, e sofre bullying por parte da garota popular, o que leva a uma apatia generalizada por grande parte dos colegas. Além disso, Dawn tem um namorado alguns anos mais velho que faz parte de uma banda. Por não se abrir com esse rapaz, ele rompe com ela, intensificando seu sofrimento interno. Em decorrência de todos esses fatores, Dawn encontra na autolesão o alívio momentâneo para sua dor e sofrimento.


Em meio a tantos desajustes intersociais, Dawn faz amizade com Lorraine, uma jovem da sua escola que a ajuda a enfrentar as garotas que a importunam. Lorraine, preocupada com a situação da amiga, indica a terapeuta Dr. Parella. Dawn se revolta com a jovem, pois não quer falar nem mostrar suas cicatrizes a ninguém, e cria resistência para iniciar a terapia. No entanto, quando está envolvida no processo terapêutico, Dawn sofre diferentes problemas, que a leva para mudanças importantes.


O filme traz um conteúdo forte e de reflexão. Muitas vezes, pais e responsáveis não percebem ou não dão valor para o sofrimento do adolescente. Outras vezes, até entendem e tentam ajudar, mas sem muito sucesso. A consequência é a culpa destes pais ou responsáveis pelo desequilíbrio emocional de seus jovens entes. Colegas e amigos também têm papel fundamental para auxiliar o estado emocional da pessoa que sofre. Muitos não respeitam, e menosprezam as dores e sofrimentos do outro como se fosse uma mera “frescura”.


A trama traz, além da autolesão em destaque, a problemática da agressão à mulher, na personagem da amiga, além do bullying. São temas em destaque hoje em dia, e que devem ser falados, discutidos e debatidos nas escolas, principalmente entre os pré-adolescentes e adolescentes.


Abraços e bom filme.

Trailer original em inglês

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

3 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page