top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

MEU AMIGO ESTÁ COM ANSIEDADE. E AGORA?

Atualizado: 15 de ago. de 2021

"Mostrar-se aberto a escutar, ter um mínimo de conhecimento sobre ansiedade e estar disposto a ajudar são primordiais".


O impacto que a pandemia provocou em nossa saúde mental de algumas pessoas foi significativo. O número de pessoas que relataram ter desenvolvido ou ter agravado sua depressão ou ansiedade neste período foi grande, e estudos mostram que metade da população teve piora em sua saúde mental nesta pandemia. A fobia social e o medo de contágio e morte iminente pelo vírus, por exemplo, estão afetando diversas pessoas. Algumas delas podem estar muito mais próximas do que se imagina.


Então, como ajudar um amigo ou um familiar que está com ansiedade?


Mostrar-se aberto a escutar, ter um mínimo de conhecimento sobre ansiedade e estar disposto a ajudar são primordiais. A seguir, deixei algumas dicas para auxiliar alguém ansioso.


1. Tratamento psicológico e psiquiátrico

O principal é procurar ajuda profissional e especializada para seu amigo, indicando acompanhamento psicoterapêutico e psiquiátrico, quando necessário.


Caso seu amigo já esteja em acompanhamento, pode acontecer dele não se sentir confiante com os tratamentos. Assim, você pode ouvir suas queixas e incentivá-lo a colocar em prática aquilo que o terapeuta pode sugerir. Além disso, acompanhá-lo em suas tarefas ou até as sessões também pode estimular seu amigo.


Tenha em mente que, por mais que você goste e ame a pessoa, não poderá curá-lo sozinho da ansiedade, mas pode ajudá-lo em seu dia-a-dia com algumas estratégias.


2. Informe-se sobre ansiedade

Para ajudar alguém é importante ter-se uma noção do problema que a pessoa tem. Entender qual tipo de ansiedade seu amigo desenvolveu é um passo significativo para ajudá-lo.


Existem sites bastante confiáveis com estas informações, além artigos científicos on-line. Aqui no site existe uma seção só sobre ansiedade. Com informações básicas, é possível entender os gatilhos e pensamentos ansiosos do seu amigo / familiar.


Além disso, algumas técnicas e estratégias para lidar com a ansiedade são propostas para vários tipos de ansiedade:

  1. Técnicas de respiração (a mais prática é a respiração diafragmática, que consiste em encher a barriga com ar e soltar lentamente pela boca);

  2. Atividades físicas, como caminhada, corrida ou andar de bicicleta;

  3. Praticar yoga ou meditação;

  4. Identificar e ponderar alguns pensamentos ansiosos, como, por exemplo, se uma pessoa não responde imediatamente uma mensagem no WhatsApp não significa, necessariamente, que esta pessoa não goste de você ou que algo ruim aconteceu.


3. Ajude seu amigo com ansiedade a enfrentar situações que ele evita

Por vezes, a pessoa ansiosa evita algumas ações ou comportamentos justamente por causa da sua ansiedade. Com isso, a chance dos pensamentos ansiosos persistirem é muito grande. Assim, você pode ajudar seu amigo a identificar e dar os primeiros passos para enfrentar situações ansiogênicas. Por exemplo: se fazer uma ligação gera em seu amigo ansiedade, quais os primeiros passos poderiam ser dados para esse enfrentamento? Anotar perguntas ou pontos a serem feitos é um bom começo.


4. Tranquilize seu amigo sobre as experiências ansiosas dele

Existem casos em que a pessoa ansiosa tenha medo que sua crise apareça num momento inconveniente, e isso gera nela ansiedade. É possível que esse medo traga à tona pensamentos distorcidos, como o de estar “perdendo a cabeça”, ser uma pessoa estranha, não ter controle sobre si mesma, o julgamento de outras pessoas, ou, até mesmo, questionar-se sobre a eficácia de seus tratamentos.


Quando percebe-se esses questionamentos, pode-se amenizar os pensamentos com as próprias experiências ansiosas.


"Passei por uma situação semelhante certa vez, e isso me deixou bastante ansioso". "É comum, em casos assim, ficarmos ansiosos e com pensamentos negativos, mas podemos contornar isso fazendo o seguinte..."


5. Ajuda num ataque de ansiedade

Ataques de ansiedade são como falsos alarmes do cérebro para situações ameaçadoras — que podem ou não ser reais. A pessoa, geralmente, paralisa, acelera sua respiração e tonifica alguns músculos e / ou membros.


É claro que a presença de outras doenças e o uso de medicamentos podem ocasionar sintomas semelhantes, mas, no geral, quando um ataque ansioso ocorrer em seu amigo ou familiar, procure estar fisicamente presente, confortando e ouvindo atentamente o que ele queira dizer. Tente trazer de volta a atenção dele através de uma técnica de respiração lenta e profunda. Isso faz com que as células cerebrais recebam mais oxigênio para acalmar todo o organismo.


Espero que essas dicas possam ajudar você a ajudar seu amigo com ansiedade. E lembre-se: você está fazendo seu melhor, e é comum errar ou falhar algumas vezes, mas sua presença e solidariedade são muito importantes e significativas.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

4 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page