top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

O CUIDADO E O AUTOCUIDADO DE MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS

Muitas vezes, as mães podem se concentrar tanto nas necessidades de seu filho ou filha que acabam negligenciando suas próprias necessidades e cuidados.

Mãe e filho, menino, ambos com traços orientais, brincando com massinha de modelar colorida.

Como eu mencionei no artigo COMO MÃES DE AUTISTAS PODEM LIDAR COM O DIAGNÓSTICO DE SUA CRIANÇA, lidar com o diagnóstico de autismo de um filho ou filha pode ser um processo único para cada mãe, tornando-se uma tarefa exigente e desafiadora, e, muitas vezes, as mães podem se concentrar tanto nas necessidades de seu filho ou filha que acabam negligenciando suas próprias necessidades e cuidados.


É fundamental que as mães de crianças autistas também cuidem de si mesmas para manter sua saúde física, emocional e mental. Logo, algumas maneiras pelas quais as mães de crianças autistas podem cuidar de si mesmas incluem:


  • Reservar tempo para si mesma

Reservar um tempo regularmente para fazer atividades que gosta e que ajudam a recarregar as energias é essencial. Algo relativamente simples como ler um livro, fazer uma caminhada, praticar ioga ou meditação, participar de aulas de dança, ouvir música ou, mesmo, tomar um banho relaxante. Ter compromisso consigo mesma é tão importante quanto dedicar tempo para cuidar do filho ou filha autista.


  • Pedir ajuda sempre que necessário

Não é preciso ter medo ou receio de pedir ajuda. Um passo necessário para reconhecer e admitir que nem sempre é possível resolver tudo sozinha é recorrer ao suporte do parceiro ou parceira, de um membro da família, uma amiga ou a vizinha para ajudar com o cuidado da criança para que você possa ter um tempo para você. Pode-se considerar, ainda, a contratação de uma cuidadora ou cuidador.


  • Conectar-se com outras mães

Procurar grupos de apoio locais ou online para mães de crianças autistas também é uma forma de aliviar as preocupações, pois, ao conversar com outras pessoas que entendem suas experiências, pode trazer a sensação de acolhimento, além de oferecer um momento reconfortante e proporcionar suporte emocional.


  • Praticar o autocuidado

Cuidar de suas necessidades básicas, como dormir o suficiente, comer de forma saudável e fazer exercícios regularmente é extremamente importante. Praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda, também pode ajudar a reduzir o estresse.


  • Estabelecer limites saudáveis

Saiba quando dizer não a compromissos ou responsabilidades extras que possam sobrecarregar.


  • Buscar ajuda profissional

A profissional de saúde mental pode oferecer suporte e orientação personalizados para ajudar as mães a cuidarem melhor de si mesmas. Por isso, é interessante considerar falar com uma psicóloga ou psicoterapeuta para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade ou outros desafios emocionais que possam surgir.


Lembre-se: cuidar de si mesma não é egoísmo, é um ato de amor próprio e essencial para ser uma mãe saudável e capaz de oferecer o melhor suporte possível ao seu filho ou filha com autismo.



 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

2 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page