top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

O FORTALECIMENTO DO RELACIONAMENTO AMOROSO

Se não houver o fortalecimento da relação, a vida juntos torna-se rotineira, e o que é rotineiro entra no modo “piloto automático".


Dia dos namorados foi ontem e hoje é comemorado o dia do santo casamenteiro, Santo Antônio. Então, nada melhor do que um artigo sobre relacionamento amoroso.


Para aqueles que estão casados ou em uma relação conjunta duradoura, aqui vai uma pergunta:


Vocês achavam que, quando você e seu par fossem morar juntos, se amariam mais?


É bem possível que a resposta seja sim. No entanto, se não houver o fortalecimento da relação, a vida juntos torna-se rotineira, e o que é rotineiro faz com que o cérebro entre no modo “piloto automático”, e, consequentemente, a pessoa torna-se menos interessada, agradecida e amorosa.


Então, como sair do piloto automático?


Como eu disse no parágrafo acima: fortalecimento. Não basta apenas fazer coisas novas juntos, como um passeio, uma viagem ou um jantar num lugar romântico. Isso também é interessante, mas não é o principal, afinal, o essencial – parafraseando o Pequeno Príncipe – é invisível aos olhos.


Logo, os valores e o companheirismo são mais importantes para se fortalecer o comprometimento a dois.



INTIMIDADE


Uma relação amorosa não se faz apenas com sexo, portanto, este não é o único contato íntimo do casal. Sendo assim, trabalhar a intimidade com seu par significa dizer aprofunda a conexão dos dois. Para isso,

  • Aprecie seu par;

  • Esteja atento a ele;

  • Compartilhe experiências;

  • Faça contato visual;

  • Ofereça contato físico com frequência;

  • Apoie desejos e sonhos.



COMUNICAÇÃO


Muitas vezes, falam-se coisas sem pensar, o que pode impactar o emocional do outro. Por isso, é preciso estar atento ao seu estado emocional e ao da outra pessoa antes de falar tudo o que quer. Com o par romântico é a mesma coisa: preocupe-se com seus sentimentos e do seu parceiro quando for falar algo, especialmente comunicar algo que discordem.


Além disso, procure criticar menos e buscar soluções em conjunto. Lembre-se: o objetivo dos dois é entender e ser entendido.



VALORES MÚTUOS


Você já deve ter se perguntado por que está com tal pessoa. Certamente por interesses parecidos. Contudo, muito mais do que interesses mútuos, os valores compartilhados entre o casal é que, de fato, enriquecem o relacionamento. Afinal, quem não compartilha de valores e pensamentos semelhantes aos seus dificilmente mantém-se em contato. Agora, pergunte-se novamente,


Por que está com tal pessoa?


Outra forma de fortalecer os laços e compartilhar valores é engajar em atividades que possam trazer algum sentido para a vida: trabalhos voluntários ou de caridade, apreciação da natureza, uma prática cultural (arte, dança ou esporte, por exemplo), atividades religiosas, enfim, tudo isso, além de aproximar o casal, fortalece o relacionamento.



Embora essas ideias auxiliem para o fortalecimento da relação amorosa, há casos em que o melhor caminho é a separação. Mas este é tema para um próximo artigo. Feliz dia dos namorados e bom dia de Santo Antônio.


 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o artigo, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

11 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page