top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

VOCÊ CONHECE OS TIPOS DE ANSIEDADE?

Atualizado: 15 de ago. de 2021

"O indivíduo ansioso age em função deste medo e anseio fora do que se é esperado".


Ansiedade é um termo generalizado para os transtornos psicopatológicos que têm em comum o medo e a ansiedade excessivos que geram perturbações comportamentais. Ou seja, o indivíduo ansioso age em função deste medo e anseio fora do que se é esperado. A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) entende:

  1. Medo como uma resposta emocional a ameaça iminente real ou imaginária e

  2. Ansiedade como a antecipação da ameaça futura.

É importante saber que a ansiedade pode se mostrar de várias maneiras, ou vários tipos. São os transtornos de ansiedade. Mas ressalto que apenas um especialista em saúde mental pode diagnosticar o indivíduo com algum transtorno ansioso. Portanto, não pense que você tenha algum destes transtornos apenas porque muitos dos sintomas ou características batem com seus sintomas. Lembre-se que existe um grau de normalidade para nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos. Porém, se você entende que pode estar com algum transtorno de ansiedade, procure um psicólogo, psiquiatra ou algum outro especialista que possa te encaminhar.


A seguir, alguns transtornos, usando como base as informações contidas no DSM-V.


  • Transtorno de Ansiedade Generalizada

Caracteriza-se pela ansiedade e preocupação excessivas sobre diversas atividades e situações que interferem, significativamente, em sua vida. O indivíduo tem dificuldade em controlar sua preocupação e de evitar que seus pensamentos interfiram em sua atenção.



  • Transtorno de Ansiedade de Separação

Define-se por ser o medo ou ansiedade excessivos que envolvem a separação de casa ou de uma pessoa de apego, ocorrendo sofrimento excessivo e recorrente. A preocupação com o bem-estar ou morte de uma pessoa apegada mostra-se constante podendo ocorrer a recusa de sair de perto da pessoa querida para não haver esta separação.


  • Fobia Específica

Caracterizada pelo medo e ansiedade intensos e graves decorrentes de uma situação ou objeto particular — o chamado estímulo fóbico –, sendo diferente de medos normais e comuns à população.


  • Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social

Entendido como o medo e ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo tem medo de ser avaliado negativamente. Este medo e ansiedade são desproporcionais ao risco real.


  • Transtorno de Pânico

Refere-se ao ataque de pânico inesperado e recorrente que se caracteriza pelos seguintes sintomas:

  1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia;

  2. Sudorese;

  3. Tremores ou abalos;

  4. Sensações de falta de ar ou sufocamento;

  5. Sensações de asfixia;

  6. Dor ou desconforto torácico;

  7. Náusea ou desconforto abdominal;

  8. Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio;

  9. Calafrios ou ondas de calor;

  10. Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento);

  11. Desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distanciado de si mesmo);

  12. Medo de perder o controle ou “enlouquecer”;

  13. Medo de morrer.


  • Agorafobia

Define-se pelo medo e ansiedade acentuados e intensos desencadeados pela exposição real ou prevista a diversas situações que possam englobar multidões, a permanência em locais grandes e espaçosos ou pequenos. Essas situações geram pensamentos de que algo terrível pode acontecer e o indivíduo não terá como sair ou escapar pode ser difícil.


Como eu mencionei mais acima, somente um profissional especialista pode diagnosticar uma pessoa com algum transtorno. Isso porque, além dos sintomas, é preciso avaliar a frequência e a duração destes sintomas, a história pessoal do indivíduo, as comorbidades, etc. Procure ajuda sempre que identificar qualquer irregularidade ou sofrimento emocional.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

3 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page