top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

POSITIVIDADE TÓXICA E SUA DOCE ILUSÃO

Atualizado: 2 de ago. de 2022

"Frases vazias e que não levam em consideração qualquer dificuldade insinuam que tudo vai dar certo, que não haverá problemas e basta insistir sempre".

Alguma vez você já se deparou com frases como “Você vai superar”, “Gratiluz”, “Nunca desista”, entre outras “positividades”? Pois bem, esse tipo de frase vazia e focada exclusivamente na felicidade são chamadas de positividade tóxica.


No final do ano de 2021, houve um alvoroço nas redes sociais com o movimento anticoach, no qual surgiram memes ironizando frases motivacionais como “Trabalhe enquanto eles dormem” e “Para vencer na vida, basta querer”. Isso porque estas frases de efeito negam qualquer dificuldade e sofrimento, forçando o indivíduo a gerar ansiedade e mascarar suas emoções negativas.


Frases como estas, vazias e que não levam em consideração qualquer dificuldade, insinuam que tudo vai dar certo, que não haverá problemas e basta insistir sempre. Esse tipo de ideia gera nas pessoas a falsa sensação de que elas estão fora do contexto se fracassarem, ou seja, é preciso ser sempre bem sucedido em tudo o que faz.


Nos últimos tempos, tem-se percebido um aumento dos profissionais chamados coaches, indivíduos que trabalham para orientar as pessoas na vida profissional, academia e, até mesmo, emagrecimento. Existe coach para tudo, praticamente. E é justamente aí que mora o perigo: nem todos que se dizem coach o são.


Assim como em qualquer profissão, existe profissional e profissional. Isto é, aqueles que, verdadeiramente, são bons naquilo que fazem e aqueles que se dizem ser bons, mas mais atrapalham do que ajudam. São esses últimos que, vira e mexe, sugerem frases motivacionais que, simplesmente, cancelam qualquer fracasso, dor e sofrimento.


Embora pareçam ser inofensivas, esta ideologia de que se deve sempre correr atrás do sucesso, custe o que custar, fomenta certa ansiedade e até favorece o desenvolvimento da depressão quando internalizadas cegamente pelos indivíduos. Isso porque “lute com unhas e dentes para alcançar seus objetivos” ou “trabalhe enquanto eles dormem” incentivam a ideia de é possível conquistar qualquer coisa. E se houver fracasso? E se, mesmo insistindo tanto, não se alcançar o que planeja? E se os sacrifícios prejudicam a saúde física e mental?


Meu ponto não é não tentar, mas ter os pés no chão e entender que podem haver adversidades e imprevistos que interfiram na sua busca, que podem existir momentos de desesperança e revolta, ou que o caminho que se tem seguido pode não ser o melhor naquele momento. Assim, a positividade tóxica acaba sendo tão “positiva” que anula qualquer sentimento ruim ou mascara o fracasso.


Problemas sempre irão surgir, e como cada indivíduo lida com eles e como os resolve é que irá, realmente, dizer o quão maduro está. Veja o nosso mais recente exemplo: a pandemia. Quantas pessoas se desesperaram e estacionaram no mesmo lugar, reclamando da realidade, e quantas outras usaram esta condição para mudanças importantes e significativas? A questão é como cada um observa sua realidade e adversidades. Não se deve ser sempre negativo, e muito mesmo sempre positivo, mas entender que a realidade pode mudar e você precisa aprender com cada experiência. É como no desenho da Disney Pixar, Divertidamente, em que a Alegria acreditava que tudo na vida da Riley deveria ser bom. É a tristeza que a faz entender que resultados positivos podem advir de situações tristes e difíceis.


Entender e aceitar os diferentes momentos da vida e aprender com eles garante a cada um amadurecimento pessoal, saúde mental e inteligência emocional.


Vale lembrar que, embora isso pareça bastante simples, nem todas as pessoas assimilam isso. Por esta razão, procurar um psicólogo se faz necessário, especialmente quando há muito sofrimento. Assim, procure por um coach que lhe ajude a ver o mundo real, mas busque sempre ajuda de um psicólogo quando perceber qualquer limitação emocional.


 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

17 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page