top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

PSICOTERAPIA NA FAIXA? QUERO!

Atualizado: 2 de ago. de 2022

A situação econômica em que nos encontramos hoje é desestimulante. O cidadão acaba dispensando o psicólogo para suprir suas necessidades mais urgentes.

Cuidar da saúde mental vem sendo cada vez mais discutido e alertado. Além da pandemia da COVID-19, muitos artistas e esportistas têm declarado publicamente que seu estado mental e emocional não estão 100%, o que os leva a se retirar de suas atividades para se cuidarem. Logo, a discussão sobre saúde mental tem crescido e se mostrado tão necessária quanto se imagina.


Casos recorrentes, principalmente, de ansiedade, depressão e burnout têm despertado um alerta para os cuidados emocionais. Entretanto, há muitos indivíduos que não procuram o tratamento psicológico por algumas razões, como resistências internas ou, mesmo, incompatibilidade com o psicólogo. Mas, a principal barreira para a grande maioria da população é, sem dúvida, a financeira.


A situação econômica em que nos encontramos hoje é desestimulante: alta nos preços de diversos produtos, salários que não acompanham esta alta, políticos corruptos, etc. O cidadão, então, acaba dispensando o psicólogo para suprir suas necessidades mais urgentes.


No entanto, vale lembrar:


Quando sua saúde mental não está bem, todas as esferas da sua vida também não vão bem.


 

Sugestão de leitura!

Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Daniel Goleman trouxe o conceito de "duas mentes" – a racional e a emocional – e explicou como, juntas, elas moldam nosso destino. Segundo Goleman, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo.

O autor mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas. O fracasso e a vitória não são determinados por algum tipo de loteria genética: muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados.

Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico.

 

O psicólogo é um especialista tão essencial quanto um médico ou um dentista, por exemplo. E, assim como estes profissionais são procurados com alguma regularidade, o psicólogo deve ser também.


Mas, se com a crise financeira o cidadão prioriza outras necessidades e a saúde mental precisa ser cuidada, como resolver este problema?



Psicoterapia mais acessíveis ou gratuitas!


  • Convênio médico

Uma possibilidade de atendimento psicológico "gratuito" – já que o cidadão paga pelo convênio – é recorrer aos profissionais conveniados em planos de saúde. Porém, o custo pode vir no curto tempo de consulta – no geral, cada sessão dura 30 minutos. É possível trabalhar, mas não é o ideal.


Outra alternativa dentro dos convênios médicos é solicitar reembolso. Para isso, é necessário se informar diretamente com o plano de saúde sobre este procedimento.


  • Clínicas-escola

No geral, as universidades que oferecem o curso de graduação em Psicologia têm a chamada clínica-escola. Neste segmento, os futuros psicólogos fazem os atendimentos sob a supervisão de um profissional habilitado. Embora tenham algumas limitações, como a fila de espera, a interrupção das sessões por causa das férias do ano letivo e o prazo máximo para atendimentos (um ou dois anos, por exemplo), esta pode ser uma solução viável e com bons resultados, tanto para quem procura pela psicoterapia, quanto para quem está se formando como psicólogo.


  • SUS - Sistema Único de Saúde

Outra opção gratuita para aqueles que têm problemas mentais graves ou distúrbios psicológicos, estão em intenso sofrimento psíquico ou são dependentes químicos e alcoólicos é o SUS. Uma vez feita a triagem, o indivíduo é encaminhado para um profissional do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Lá, uma equipe multiprofissional está preparada para todo o tipo de psicopatologia.



  • Atendimentos gratuitos ou com valor social

Por todo o Brasil, há psicólogos disponíveis para o atendimento. Aqui estão duas matérias onde existe uma lista de contatos em várias regiões do país que oferecem seus serviços gratuitamente ou a um custo baixo.





NOTA: Como houve a pandemia e, agora, a flexibilização de algumas restrições, não sei informar como estão ocorrendo os atendimentos citados, mas vale a pena ligar nas instituições e se informar. Além disso, você pode buscar por psicólogos que trabalhem com valor social.



Como visto, são muitas as opções para atendimento psicológico gratuito ou com valor social. Basta que o indivíduo esteja realmente interessado em cuidar de seu estado emocional e aberto a encarar e enfrentar seus dilemas e limites internos.


 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o artigo, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

22 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page