"O amor é um sentimento positivo que traz grandes benefícios, não apenas para a pessoa que ama, mas também àquela que é amada".

Semana passada se iniciou a estação da primavera. Por causa do desabrochar da floração e frutos das plantas, esta é a estação que favorece, também, o amor. Entretanto, o que é o amor?
Definir amor não é tarefa tão simples, pois cada um vivencia este sentimento de uma maneira única e particular. Para mim, por exemplo, amor é, em sua essência, um sentimento humano positivo que envolve bem-querer, cuidados, dedicação e carinho. São muitos os artistas que referenciam o amor em suas obras, sejam elas músicas, pinturas e gravuras, contos literários, ou poesias.
Amor é fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente. É um contentamento descontente. É dor que desatina sem doer. – Luís de Camões –
Embora remeta-se ao amor de casais, este sentimento vai além deste aspecto mais romântico, se manifestando nas formas de amor fraterno, platônico, pela natureza e animais, altruísta e próprio (SIGNIFICADOS, s.d.). Assim, pode-se dizer que o amor, por vezes, envolve as pessoas numa relação de troca, mudanças e acordos que as direciona a ações, atitudes e comportamentos que nem sempre são próprios delas mesmas. Ou seja, quando um indivíduo está envolvido numa relação de amor – independentemente de ser ou não amor romântico com um par –, ele age, muitas vezes, motivado por este sentimento.
Apesar de poético, é importante pontuar que as ações e direcionamentos decididos a partir do amor que necessitam ser equilibrados e pensados racionalmente também, para que a pessoa não haja por impulso ou cegamente.
Entre as pessoas, o amor pode se manifestar como:
Amor romântico: aquele amor que envolve duas pessoas numa relação de troca, cumplicidade, companheirismo, proteção, comprometimento, etc.;
Incondicional ou amor de mãe: trata-se daquele amor que, não importam as atitudes da pessoa, ama-se com olhar crítico e corrigindo aquilo que pode estar moralmente errado;
Fraterno: amor manifesto tanto por pessoas com laços sanguíneos ou não. É o amor puro, que constrói relações positivas, duradouras, de confiança e comprometimento;
Altruísta: fazer o bem sem ver a quem;
Próprio: envolve unicamente a pessoa consigo mesma. É o amar-se do jeito que é, aceitando-se com suas habilidades, falhas, conquistas e derrotas, respeitando-se e estando de bem consigo mesmo.
A psicóloga Marisa de Abreu cita outras manifestações de amor que não estejam relacionadas a outra pessoa: amor por um objeto e amor por um lugar específico. O primeiro se refere a um ou mais objetos que depositamos nosso prestígio, nosso carinho, podendo representar uma satisfação social (status) ou conforto pessoal. O segundo diz respeito a uma experiência prazerosa do indivíduo, na qual ele visitou um lugar no qual criou de memórias emocionais, e ele passa a amar tal lugar com carinho.
O amor é um sentimento puro e belo. Suas manifestações, entretanto, necessitam ser observadas, pois podem se mostrar em desequilíbrio: uma pessoa que é submissa na relação amorosa ou a manifestação do ciúme, que muitas vezes é visto como prova de amor, são alguns exemplos.
Amar a si mesmo, amar ao próximo, envolver-se numa relação amorosa. O amor é um sentimento positivo que traz grandes benefícios, não apenas para a pessoa que ama, mas também àquela que é amada. E se houver sofrimento não existe amor.
Abraços e até a próxima.
REFERÊNCIA
SIGNIFICADOS. O que é amor. S.d. Disponível em: <https://www.significados.com.br/amor/>. Acesso em: 24 set. 2019.
E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.
Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!
Kommentare