top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

SOMATIZAÇÃO: O PSIQUISMO QUE AGE SOBRE O CORPO

Atualizado: 9 de ago. de 2021

"Um sentimento ou uma vivência que não foi resignificado e/ou elaborado sadiamente pode causar o surgimento de manifestações pelo corpo".

Tirinha: Mafalda

Você já conheceu alguém – ou até você mesmo – que já passou pela situação de estar sentindo algo no corpo, como dores nas juntas por exemplo, foi ao médico, e o doutor não identificou uma possível causa? Pois é. Pode ter acontecido de a pessoa estar somatizando uma dor psíquica através do corpo.


Somatização é a presença de “sintomas físicos os quais a medicina não explica a origem e nem constituem um quadro clínico específico, mas seriam de origem emocional” (ALVES, s.d.). Ou seja, um sentimento ou uma vivência que não foi resiginificado e/ou elaborado sadiamente pode causar o surgimento de manifestações pelo corpo. O site Psicologia Viva apresenta o que ele chama de eixo somático para ilustrar o processo de como um evento psíquico age sobre o corpo.

Na ilustração, alguns exemplos de sentimentos que podem desencadear a somatização. Quando estes sentimentos ou vivências não são elaborados adequadamente e de maneira sadia, o sistema psíquico (mente) alerta o sistema neurológico (cérebro) sobre este desequilíbrio. O sistema neurológico, então, alerta o sistema imunológico (defesa), que alerta o sistema endócrino (hormônios). Este, por fim, altera o organismo do sujeito, levando-o ao adoecimento (CORREIA, 2018).


Vale ressaltar que não são todas as dores corpóreas que terão causa emocional. Quando parece não existir razão para as dores, pode acontecer, por exemplo, de o diagnóstico não ter sido feito corretamente, tanto por falta de detalhes ou informações do paciente, quanto por descuido médico. Ou, ainda, por se tratar de uma doença pouco conhecida. Entretanto, existem muitos casos em que o desajuste emocional influencia no aparecimento de dores físicas. Quando isto ocorre, o médico especialista que esteja avaliando o indivíduo levante também a hipótese de ser uma somatização, aconselhando a pessoa buscar ajuda psicológica.

É importante, entretanto, que o indivíduo que recebe essa indicação de seu médico não interprete sua situação com preconceito ou discriminação, achando que “está doido, pois sua doença é coisa da sua cabeça”. Infelizmente, existem má concepções e interpretações errôneas acerca do mal-estar emocional. Falas e pensamentos pejorativos que prejudicam tanto o tratamento do sujeito, quanto a importância e os avanços da ciência psicológica. Logo, se ocorrer algo no corpo que pareça não haver explicações físicas, o psicólogo irá auxiliar no entendimento e compreenção.


Bem, digamos, então, que o indivíduo passa por um sofrimento psicológico que está se manifestando por seu corpo. O que fazer? Como apontei no parágrafo anterior, é importante que um psicólogo seja acionado, pois ele irá auxiliar a pessoa a elaborar suas dores e sofrimentos psicológicos. Com isso, o sujeito caminha para um autoconhecimento importante para seu bem-estar mental e físico. Além disso, fazem-se necessárias as seguintes indicações:

  1. Amar e respeitar a si mesmo, reconhecendo e lidando com suas problemáticas;

  2. Respeitar seus limites, nunca se culpando em demasia;

  3. Procurar o apoio de familiares e amigos que possam oferecer verdadeiro suporte emocional e afetivo;

  4. Procurar o médico especialista pela área ou região corpórea onde surgiram as dores para manter o acompanhamento da crise;

  5. Introduzir hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios físicos;

  6. Meditação e yoga são, por vezes, ótimos aliados.

Claro que cada caso é um caso, mas é sempre importante entender a si mesmo para que possa se ajudar primeiramente, proporcionando saúde, bem-estar e equilíbrio mental e físico.


Abraços e até a próxima.

 

REFERÊNCIAS


ALVES, M. A. Somatização. S.d. Disponível em: <http://www.marisapsicologa.com.br/somatizacao.html>. Acesso em: 16 set. 2019.


CORREIA, F. Somatização: o que é, sintomas e transtorno de somatização. 2018. Disponível em: <https://www.psicologiaviva.com.br/blog/somatizacao/>. Acesso em: 16 set. 2019.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!

3 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page