top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

SOU UMA PESSOA TÓXICA?

Atualizado: 15 de ago. de 2021

"Pessoas tóxicas tendem a rebaixar quem está por perto, quem partilha de seu dia-a-dia, sendo, em muitos casos, desagradáveis e indesejáveis".


Muito se ouve falar "Afaste-se de pessoas tóxicas", mas… e se você for uma pessoa tóxica???


Antes é preciso entender que todos têm suas limitações. Pessoas tóxicas tendem a rebaixar quem está por perto, quem partilha de seu dia-a-dia, sendo, em muitos casos, desagradáveis e indesejáveis. Entretanto, indivíduos assim, muitas vezes, escondem por trás de sua característica fechada e mandona uma pessoa frágil, insegura e que teme perder o controle da situação. Tudo isso pode ser trabalhado com uma boa psicoterapia.


A seguir, seguem algumas dicas de reflexão para você se autoanalisar e descobrir se é ou não uma pessoa tóxica.


  • Crítica excessiva

Um sinal de pessoa tóxica é a crítica constante e persistente para com o outro. Isso se deve, muito possivelmente, à baixa autoestima e insegurança da pessoa que critica (ou seja, a pessoa tóxica), que só vê o alívio de sua frustração na desqualificação e crítica da conquista, empenho e dedicação do outro. Desta forma, se você é do tipo que destaca e enfatiza as falhas do outro e não promove suas qualidades, há uma grande chance de você ser um indivíduo tóxico.


  • Autoritarismo

Se você é do tipo que tudo deve ser do feito do seu jeito, você é o detentor da verdade absoluta, não está aberto para discussões e debates, é bastante possível que, sim, você seja um cidadão tóxico.


Pessoas inflexíveis tendem a afastar qualquer um. E o que pode piorar ainda mais é a pessoas tóxica querer, a todo custo, que o outro mude. Logo, o que pode estar faltando nesse sujeito é um pouco mais de empatia, de colocar-se no lugar do outro e ver as coisas de um outro ponto de vista. Afinal, as diferenças de opiniões e de ideias ajudam a aumentar as perspectivas, chegando a resultados muito melhores.


  • Excesso de negatividade

Outro sinal de pessoa tóxica é ver a vida sob a óptica da negatividade. Tudo é ruim, nada dará certo, e sempre encontra um problema para tudo. Reclamações excessivas impedem pessoas assim verem qualquer solução. Além disso, é constante que se coloquem, também, como vítimas das adversidades.


Como eu mencionei mais acima, uma pessoa tóxica pode mudar, desde que ela perceba isso e queira a mudança. A prática do autoconhecimento é o primeiro passo, mas a ajuda de um profissional da Psicologia pode ser um diferencial para o entendimento das demandas pessoais do sujeito. Além disso, amigos e familiares são cruciais para a determinação, foco e apoio.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar saúde mental!

5 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page