top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

VAMOS ESTIMULAR NOSSO AUTOCONHECIMENTO?

Atualizado: 8 de ago. de 2021

"Conhecer a si mesmo é um processo de descobertas, recomeços e encerramentos. Aproxime-se de quem você é, conheça-se e não tema quem você encontrar aí dentro".

Muito se ouve falar sobre a importância do autoconhecimento ou da prática do autoconhecimento, mas como colocar o autoconhecimento em ação?


Em A palavra da vez: autoconhecimento, eu apresento o conceito desta palavra que teve crescimento nos últimos meses. Agora, gostaria de apresentar algumas estratégias para estimular o autoconhecimento que foram tiradas e adaptadas do artigo de Meg Selig (2016):


1. Saiba receber elogios

Algumas vezes, tendemos a não dar ouvidos aos elogios que nos são direcionados, por acreditarmos que não somos merecedores de elogios ou capazes de fazer algo bacana. Dê atenção, por menores que pareçam ser, aos elogios e reconheça suas habilidades e forças interiores.


2. Perceba suas emoções e trabalhe com elas, não contra

Você já esteve engajado numa tarefa que te fez tão feliz e realizado que mal viu o tempo passar? Esses momentos em que você “se perde” são ótimas pistas para você reconhecer aquilo que te traz satisfação. Até mesmo emoções como tristeza ou raiva podem ser indicadores de algo que você precisa aceitar, confrontar ou mudar. Sendo assim, trabalhe em parceria com suas emoções, sejam elas positivas ou negativas.


3. Observe seus pensamentos

Conversar com seus pensamentos, conforme eles surgem, pode te dizer muito sobre você mesmo. Observe o que te gerou tais pensamentos, emoções que surgiram e como você pode lida com eles. Caso perceba que esta tarefa está difícil, procure ajuda de um psicólogo para te auxiliar a lidar com demandas internas que podem ser difíceis de encarar neste momento.


4. Faça as pazes com seus erros

É muito comum indivíduos serem carrascos de si mesmos por erros e falhas que cometem. Muitas das vezes, são erros relativamente pequenos, mas que paralisam a pessoa a aceitar a si mesma como um ser que não é perfeito. Reconhecer e aceitar nossos erros podem nos proporcionar aprendizados da experiência de vida e encontrar novas formas de resolver situações difíceis. É muito melhor ver um problema como um desafio do que um estresse.


5. Tire um tempo para refletir sobre o seu dia

Há dias em que as coisas não saem como planejamos ou gostaríamos, e então torna-se um dia cheio de estresse e tensões. Mesmo em dias como este, houve, em algum momento, algo que lhe fez bem: seja saborear seu almoço, uma notícia alegre no jornal ou a gentileza de um desconhecido, se você parar para refletir vai encontrar algo que te alegrou, mesmo que por um curto tempo. São essas pequenas coisas que lhe darão forças para enfrentar os desafios externos e internos.


6. Ouça outras pessoas, mas faça e viva suas próprias decisões

Enquanto adultos, nós temos uma vida bastante complicada. Porém, houve vivência e experiências o bastante para sabermos o que é melhor para nós. Assim, ouvir as opiniões de amigos e familiares podem ajudar, mas a decisão final do que você quer é totalmente sua.


7. Seja assertivo

Quando você sabe expressar seus sentimentos, desejos, necessidade e opiniões de forma clara, objetiva e apropriada, você fortalece sua autoconfiança e senso de identidade.


8. Cerque-se de pessoas que aceitam você e promovem seu crescimento

Eu tenho um artigo que fala justamente de pessoas tóxicas e que vai de encontro com esta dica. A última estratégia é justamente isso: se atentar às pessoas que denigrem sua pessoa e que impedem seu crescimento e desenvolvimento. Envolva-se com quem realmente quer o melhor para você.


Eu espero que essas dicas possam lhe ajudar, assim como tem ajudado meus clientes a se conhecer mais e sem receios. Lembre-se, também: você é um ser dinâmico, não estável, e está em constante mudança. Conhecer a si mesmo é um processo de descobertas, recomeços e encerramentos. Aproxime-se de quem você é, conheça-se e não tema quem você encontrar aí dentro. Procure por ajuda quando não conseguir sozinho, mas não desista nem deixe de se amar e se cuidar.


Um forte abraço e até a próxima.

 

REFERÊNCIAS


DICIO. Dicionário online de português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/assertividade>. Acesso em: 04 mai. 2021.


SELIG, M. Looking for true self? 10 strategies for self-knowledge. 2016. Disponível em: < https://www.psychologytoday.com/us/blog/changepower/201603/looking-your-true-self-10-strategies-self-knowledge>. Acesso em: 28 abr. 2021.

 

E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.

Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!


17 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page