top of page
  • Foto do escritorRita Galindo

VAMOS FALAR SOBRE SUA DEMISSÃO?

"Este é um período que pode gerar frustrações, desânimos, constrangimentos, além das dificuldades financeiras".


PANDEMIA DA COVID-19

A pandemia de 2020 trouxe, além das incertezas da doença, mudanças importantes para todas as pessoas – literalmente, todas mesmo! –:

  • Isolamento social;

  • Confinamento residencial;

  • Cuidados higiênicos e respiratórios;

  • Trabalho e estudos online;

  • Se reinventar com a nova realidade.


Enquanto o mundo se trancou dentro de casa, as empresas – destaque para as de tecnologia – investiram muito para que as vendas, o entretenimento, a alimentação e os “reencontros” digitais se impulsionassem. Com isso, foram admitidos novos funcionários para ajudar nesta alta demanda.


Foram meses difíceis, não há como negar, mas houve boa adaptação para aquele momento, o que está perdendo forças agora, já que o isolamento e confinamento em casa não são necessários. O que significa dizer que algumas estratégias digitais do período pandêmico não fazem sentido agora. Sem contar a crise financeira global que tem afetado vários países.



DEMISSÃO EM MASSA

Com menos demanda e em crise financeira, algumas empresas do meio tecnológico e startups precisaram cortar despesas, dispensando milhões de trabalhadores pelo mundo todo… de uma vez só. Isto é demissão em massa.


O processo de desligamento pode ser bastante diferente do processo de admissão, especialmente quando o assunto é empatia. Há casos em que:

  • Falta respeito pelos serviços prestados do antigo funcionário;

  • A empresa se afasta e se isenta de possíveis danos emocionais.


É assim que os demitidos em massa podem se sentir: sem chão, desamparados e injustiçados.


É sabido que a demissão é percebida como uma perda. Como tal, o tempo para assimilação e enfrentamento é particular de cada um. Todavia, este é um período que pode gerar frustrações, desânimos, constrangimentos, além das dificuldades financeiras (BARROS; MOREIRA, 2015 apud FIDELIS; MENDONÇA, 2021).



SAÚDE MENTAL E DEMISSÃO

A saúde mental do indivíduo recém demitido deve ser cuidada com muita atenção neste momento. Havendo qualquer impacto negativo na rotina da pessoa, em seus relacionamentos e auto cuidado, o profissional da Psicologia deve ser procurado.


O meu papel, aqui, é o de dar este suporte emocional para quem passou por demissão em massa recentemente e entende que necessita de cuidados para seu bem-estar mental. Os atendimentos psicológicos são voluntários. Entre em contato, marque um horário, cuide da sua saúde mental.



CONTATO

Telefone celular e WhatsApp: +55 11 973 640 837

E-mail: psicologaritagalindo@gmail.com

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.


 

REFERÊNCIA

FIDELIS, A., MENDONÇA, H. Bem-estar de pessoas desempregadas: relações com valor do trabalho e tempo de desemprego. Estudos de Psicologia, 2021, 38. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/estpsi/a/knqy4wN3GHhkdnRyw7qRWgJ/?lang=en>. Acesso em: jan. 2023.

18 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page